Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Alerta para aumento drástico das temperaturas

01 Agosto 2018


Risco agravado de incêndios rurais e problemas de saúde pública

A Direção-Geral da Saúde, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertam a população para a mudança drástica da situação meteorológica, que vai ocorrer a partir de hoje, com o aumento significativo da temperatura e a descida da humidade relativa em Portugal Continental. Para os dias 2 e 3 de agosto prevêem-se temperaturas máximas de 35ºC na generalidade do território, verificando-se valores superiores a 40ºC, em algumas localidades do interior.

As temperaturas mínimas acompanham esta subida, prevendo-se “noites tropicais” com temperaturas acima dos 20ºC, podendo mesmo ser superiores a 25ºC, em particular na noite de 2 para 3 de agosto. O tempo muito quente e seco deverá persistir pelo menos até dia 5 de agosto.
Estas condições configuram a ocorrência de índices de risco de incêndio muito elevados na região do interior Norte. No domingo (5 agosto) prevê-se que ocorra o agravamento destes índices, com um número mais elevado de concelhos a apresentarem risco muito elevado (em especial a região de Trás-os-Montes).

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios. Além disso, a exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde, sendo as crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas particularmente vulneráveis.

Inc_ndios_Risco