Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Chaves comemora 100 anos da atribuição da mais alta condecoração portuguesa

21 Março 2019

Em 1919, a então Vila de Chaves mereceu o reconhecimento da nação, por se manter fiel aos ideais republicanos.

No próximo domingo, dia 24 de março, Chaves comemora o centenário da atribuição da sua mais alta distinção, o Grau de Oficial e Colar da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito.

Em colaboração com o Regimento de Infantaria Nº 19, que também recebeu semelhante condecoração, o Município vai assinalar esta efeméride. As comemorações terão início às 10h00, na Praça de Camões, seguindo-se as intervenções no edifício dos Paços do Concelho.

Para o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, “o dia 24 de março de 1919 consagra oficialmente esta importante condecoração à vila de Chaves e às suas gentes, acontecimento que orgulhosamente comemoramos, volvidos que são 100 anos. A memória dos feitos heroicos dos flavienses em defesa do ideário republicano perdura. Os ‘Heróis de Chaves’ estão ainda hoje patentes na memória e na toponímia da capital e de outras cidades do país”.

Programa

10h00 - Hastear da Bandeira Nacional, com a presença das três corporações de bombeiros do concelho e interpretação do Hino Nacional pelo Coral de Chaves, na Praça de Camões;

10h15 - Apresentação Pública das Condecorações Torre e Espada, do Município de Chaves e do Regimento de Infantaria nº19, seguida das alocuções pelo Presidente da Câmara e Comandante do RI 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho;

16h00 - Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no Auditório do Centro Cultural.