Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Revista Aquae Flaviae homenageia Chaves no centenário da sua mais alta condecoração

24 Junho 2019

"A vila de Chaves galardoada como Grau de Oficial da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito” é o tema da mais recente edição do Grupo Cultural Aquae Flaviae, cuja apresentação decorreu na passada sexta-feira, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

A presidir a esta sessão esteve o Presidente da autarquia, Nuno Vaz, que agradeceu o trabalho apresentado e o valor dos temas abordados aos longo das 58 edições da Revista Aquae Flaviae, num cumprimento extensivo a todos os colaboradores, que muito orgulham todos os flavienses. “Esta é sem dúvida a oportunidade de se dar visibilidade a factos históricos que merecem reconhecimento, recordando que Chaves tem estado sempre do lado certo da história, através de uma cidadania participativa, ativa e democrática.”

Para a Presidente da Direção do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso, responsável pela apresentação da obra, esta publicação tem como objetivo “registar, para que a memória não esqueça, o histórico valor do combate que a população da vila de Chaves e o Regimento de Infantaria 19, em colaboração, travaram à reposição do regime monárquico”. Pela vitoriosa luta em nome da Republica foram as duas instituições galardoadas no ano de 1919 ao mais alto nível. Apresenta ainda uma coletânea de dois ilustres desconhecidos na sua terra natal.

O orador convidado desta sessão, o Comandante do RI 19, João Carlos Caldeira, cuja contribuição se divulga nesta obra, apresentou ainda uma explanação das táticas militares à época, dando visibilidade aos fronteiros de Chaves, através de atos notáveis reconhecidos no país, cujas máximas- valor lealdade e - foram partilhadas entre civis e militares.

dsc02024__medium_
dsc02034__medium_
dsc_8741
dsc02046__medium_
dsc_8754__medium_
dsc_8748__medium_