Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Evento dá destaque aos Sabores de Chaves no primeiro fim de semana de fevereiro com atividades para todos os gostos

20 Janeiro 2020

Já tem data marcada a 15ª edição do “Sabores de Chaves”, uma mostra do “saber fazer ancestral” das gentes locais, com venda de produtos genuínos como o famoso fumeiro, o conceituado Presunto, o Folar e os Pastéis de Chaves, os vinhos, entre muitas outras iguarias de elevada qualidade. O evento foi apresentado hoje, em conferência de imprensa, na empresa D´Chaves.

Chaves estará em festa dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, com os sabores flavienses a ocupar lugar de destaque na gastronomia da região Norte do país, através da maior montra de promoção, venda e degustação dos diferentes produtos locais.

Para além do tradicional fumeiro - ex-libris do certame - o conceituado Presunto, o Pastel e o Folar de Chaves, o pão centeio, os vinhos, o mel e as compotas são alguns dos muitos artigos que os visitantes poderão encontrar no Pavilhão Municipal.

A edição deste ano conta com a participação de 58 expositores - 39 setor agroalimentar, 13 expositores de artesanato e seis institucionais - de venda de produtos alimentares, enchidos e artesanato, distribuídos por 60 stands, bem como três restaurantes presentes no recinto.

Pelo segundo ano consecutivo, o Chef Cordeiro aceitou o desafio lançado pelo Município e apresenta-se novamente como embaixador da gastronomia flaviense. No sábado terá lugar o showcooking e no domingo o workshop temático “Conversas ao Fogão”, um momento descontraído em que os convidados do Chef Cordeiro falarão sobre a gastronomia flaviense, hábitos e costumes locais, ao mesmo tempo que os alunos da Escola Profissional de Chaves vão cozinhando algumas iguarias para degustação.

Destaque para a realização, ao longo do certame, de vários workshops de cestaria e olaria com a Associação de Desenvolvimento de Vilar de Nantes.

36 restaurantes destacam gastronomia local durante todo o fim de semana

36 restaurantes locais vão promover, durante este fim de semana, a gastronomia do concelho, em mais uma edição dos “Fins de Semana Gastronómicos”, uma iniciativa organizada pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com o Município. A ementa de eleição será composta pelo Pastel de Chaves (Indicação Geográfica Protegida), Presunto, Feijoada à Transmontana e Rabanadas. Em simultâneo, associam-se à iniciativa 16 empreendimentos turísticos. Mais informações no site da autarquia (www.chaves.pt).

Combinações para um apelativo cartão de visita, que visam atrair os visitantes, convidando-os a desfrutar de todo o concelho, rico em património, história, cultura, estâncias termais e natureza.

Evento promove iniciativa de cariz social

Este ano, uma das novidades do evento, organizado pelo Município, é a criação de um “Cabaz Social”, dando continuidade à iniciativa ““Mercado Mais Verde”, que semanalmente ocorre no Mercado Local de Produtores.

No final de cada dia do certame “Sabores de Chaves”, os produtores aderentes à iniciativa serão convidados a doar alguns dos seus produtos excedentes para este Cabaz Social, que será entregue às duas instituições de acolhimento de crianças e jovens do concelho. Uma iniciativa de cariz social, que visa sensibilizar para a importância da solidariedade social.

Investigação local sobre produção de alheira resulta naquele que foi considerado

o melhor livro de Portugal sobre o tema

O programa do certame integra a apresentação do livro “Reminiscências Cripto-Judaicas nas Alheiras Transmontanas”, uma obra recentemente selecionada como o melhor livro em Portugal sobre o tema e que concorre este ano ao prémio de melhor livro do mundo sobre o tema da gastronomia e judaísmo pelos “Gourmand Awards”, os apelidados "Óscares" dos livros de investigação gastronómica.

A obra é da autoria de Mouette Barboff e divulga um olhar novo e original sobre um produto único que orgulha as suas gentes, sendo culturalmente relevante para esta região. Mouette Barboff tem uma reconhecida carreira de investigação em Portugal e no estrangeiro, com vários livros publicados.

PROGRAMA

31 JANEIRO sexta

Pavilhão Municipal de Chaves

14h00 | Abertura do Espaço de Exposição e Venda

14h30 | 12º Encontro Escolar de “Danças e Cantares Tradicionais”

16h00| Showcooking “Mais novos ao Fogão” C/ Filipe Ferreira

18h00 | Cerimónia de Abertura Oficial da Feira

21h30 | Concerto “Orxestra Pitagórica de Coimbra”

23h00 | Encerramento do Espaço de Exposição de Venda

 

01 FEVEREIRO sábado

PAVILÃO MUNICIPAL DE CHAVES

10h00 | Abertura do Espaço de Exposição e Venda

11h30 | Grupo de Concertinas do Monumento

14h30 | Ranchos Folclóricos da “Vila Medieval” de Santo Estêvão

15h30 | Showcooking “Conversas ao Fogão” c/ Chefe Cordeiro e Escola Profissional de Chaves

21hh30 | Concerto “Susana Félix”

23h00 | Encerramento do Espaço de Exposição de Venda

FORTE DE S. NEUTEL

10h50-13h00 | Aqui Portugal RTP

14h30-20h00 | Aqui Portugal RTP

 

02 FEVEREIRO domingo

PAVILHÃO MUNICIPAL

10h00 | Abertura do Espaço de Exposição e Venda

14h30 | Rancho Folclórico dos Ases da Madalena

15h30 | Showcooking “Conversas ao Fogão” c/ Chefe Cordeiro e Escola Profissional de Chaves

17h00 | Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão

20h00 | Encerramento do Espaço de Exposição e Venda

Fim de semana Gastronómico nos restaurantes Aderentes

Atelier de Artesanato | Espaço Infantil | Animação Itinerante

 

img_8151__medium_
img_8119__medium_
img_8131__medium_
img_8127__medium_