Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo

ECOVIA INTERNACIONAL DO TÂMEGA E DO CORGO
TROÇO DA ANTIGA "LINHA DO CORGO" | VIDAGO - CURALHA

61- Ecovia Internacional4_M

A Linha do Corgo foi uma das primeiras linhas de via estreita (1m) a ser construída inteiramente à custa do Estado, no auge do turismo termal. Esta linha de caminho de ferro, hoje desativada, unia as localidades de Chaves e Régua.

Planeada desde o Séc. XIX, como forma de ligar as estâncias termais de Vidago e Pedras Salgadas e as localidades de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Chaves à Linha do Douro, foi inaugurada em 12 de maio de 1906, com a chegada do comboio a Vila Real e concluída a 28 de agosto de 1921, com a chegada do comboio a Chaves.

Para além de numerosos sifões, aquedutos e pontões, esta linha contava ainda com sete pontes, entre elas, a ponte sobre o Rio Oura, em Vidago, e a ponte do Tâmega, em Curalha.

A antiga linha do comboio foi devolvida à natureza e, hoje, é possível desfrutar de uma via pedonal e ciclável, num percurso de 12 235 metros entre paisagens de rara beleza, algumas delas acompanhando o curso do Rio Tâmega, fazendo a ligação entre as unidades termais de Chaves, Vidago e Pedras Salgadas, unificando, assim, o principal recurso turístico deste território, a Água!

61- Ecovia Internacional3_M