Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Loivos e Póvoa de Agrações

cecilia - loivos

  • Cecília Maria Silva Almeida Alves
    Presidente

Contactos

Telemóvel. 938 650 314
Email. juntafreguesialoivos@hotmail.com
Telefone.

Endereço Postal

Estrada Municipal, n.º 311, 5425-068 Loivos

Outras informações

Distância a Chaves: Loivos - 17 Km | Póvoa de Agrações – 24 Km
Nº de Eleitores: 1116
Área/Km2: 19,13
Horário de funcionamento: domingo das 09h00 às 12h00

 

Resenha histórica

Loivos foi curato anexo à reitoria de Santa Maria de Moreiras e curato da apresentação do seu reitor, passando, posteriormente, a freguesia independente, com o título de reitoria. Pertenceu à arquidiocese de Braga até à criação da diocese de Vila Real. Freguesia do concelho de Chaves composta pelos lugares de Loivos e Seixo. A paróquia de Loivos pertence ao arciprestado de Chaves e à diocese de Vila Real, desde 22 de abril de 1922. 

Póvoa de Agrações - A freguesia esteve anexa à reitoria de Santa Leocádia e era curato da apresentação do reitor da mesma. Pertenceu ao concelho de Carrazedo de Montenegro até à extinção deste em 31 de dezembro de 1853, data em que passou a integrar o de Valpaços. Pelo decreto de 29 de outubro de 1855, a freguesia de Póvoa de Agrações é integrada no concelho de Chaves. A freguesia é composta pelos lugares de Agrações, Dorna, Fernandinho, Pereiro e Póvoa de Agrações. A paróquia de Póvoa de Agrações pertence ao arciprestado de Chaves e à diocese de Vila Real, desde 22 de Abril de 1922. 

Heráldica

LOIVOS

 

 Armas: Escudo de prata, em faixa pano de muralha de negro, lavrado e realçado do campo, acompanhado em chefe de uma lira de vermelho e, em campanha, de um monte de verde, nascente de um pé ondado de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “LOIVOS – CHAVES"

 

 

 
Aldeias
  • Loivos
  • Seixo
  • Dorna
  • Pereiro de Agrações
  • Póvoa de Agrações
  • Fernandinho
Orago

São Geraldo (Loivos)

São Bartolomeu (Póvoa de Agrações)

Festas e romarias

Loivos - Sta. Bárbara (3º domingo de julho) e Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro )
Póvoa de Agrações - S. Bartolomeu (23 de agosto), S. Jorge (23 de abril), Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e Nossa Senhora das Necessidades (9 de setembro)

Património cultural e edificado

Loivos - Igreja Matriz, Casa com capela, Fonte de Mergulho, Fontinha, Ruínas do castelo e Edifício da escola.

Póvoa de Agrações - Igreja Romana, Capela do Pereiro, Capela de Agrações, Capela Fernandinho, Fontes, Fontenário, Casa Senhorial e Relógio.

Produtos da terra e gastronomia

Produtores de cebola

Enchidos, presunto, pão de centeio e folar da Páscoa, bôla de carne, nozes e castanhas, cabrito e cordeiro, vinho maduro e azeite.

Artesanato

Manta de farrapos, carapins, tecelagem de linho e cobertores de lã de ovelha.