ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE RECOLHA DE BIORRESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE CHAVES
O presente relatório tem como objetivo apresentar o projeto relativo ao Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Chaves, em cumprimento do disposto no Anexo V do Despacho n.º 7262/2020, de 17 de julho.
Neste relatório é apresentada a abordagem metodológica adotada, faz-se a divulgação dos resultados alcançados e destacam-se os parâmetros relacionados com a execução técnica e financeira do projeto.
Entre outros anexos do presente relatório, destaca-se o Anexo II – referente ao Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Chaves. Com o estudo foi possível apurar o potencial de produção de biorresíduos que se estima em cerca de 7 000 toneladas/ano. Foram analisados 2 cenários com variações entre si em termos de população abrangida e de soluções técnicas disponíveis, analisando soluções de recolha em regime de proximidade e porta-a-porta para a gestão de biorresíduos.
A solução proposta abrange soluções de recolha de proximidade para os produtores domésticos e produtores não domésticos e, recolha de resíduos verdes a pedido. A solução a adotar irá abranger cerca de 63% da população e permitirá recuperar cerca de 33% dos biorresíduos produzidos face ao potencial. A solução proposta terá um custo de investimento estimado entre 617 703 € e custos unitários de operação na ordem dos 129€/tonelada recolhida. Prevê-se que o período de implementação decorra entre 2021 e 2022.